Foto: Pedro Garcia
Nove organizações do Rio Grande do Norte foram anunciadas como semifinalistas da etapa nacional do Prêmio Melhores ONGs 2024. O anúncio aconteceu na última sexta-feira (27), em cerimônia realizada no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, durante o evento de lançamento do Projeto Conga (Cultura, ONG e Ativismo). Na ocasião, três das entidades receberam o troféu de destaque da edição estadual da premiação.
As organizações semifinalistas são: Aldeias Infantis SOS Brasil, Associação Swell Surf – Projeto Swell, Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, Centro Desportivo do Conjunto Gramoré, Centro Educacional Dom Bosco, Grupo de Apoio à Criança com Câncer do RN, Instituto Ítalo Ferreira, Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer e Reforamar.
Entre elas, foram homenageadas com o troféu de destaque a Casa Durval Paiva, a Associação Swell Surf – Projeto Swell e a Reforamar. Criada em 2017, a premiação reconhece anualmente o trabalho de organizações da sociedade civil em todo o Brasil. A partir deste ano, passou a contar com edições estaduais. A final nacional será realizada em novembro, em São Paulo.
Para os representantes das ONGs, o reconhecimento estadual tem impacto direto no fortalecimento das iniciativas. “O Prêmio Melhores ONGs é um divisor de águas na nossa história porque proporcionou mais visibilidade e acreditação ao nosso trabalho”, afirmou Rilder Campos, da Casa Durval Paiva, que participa da premiação desde 2017 e já foi eleita a melhor ONG do Brasil em 2018.
Barbara Arenhaldt, da Associação Swell Surf, destacou o simbolismo do troféu para a trajetória da organização. “Foi como ver o mar devolver em forma de reconhecimento tudo o que lançamos nele com fé: coragem, entrega e amor pelo que fazemos.”
Para Fernanda Silmara, da Reforamar, o prêmio reafirma a capacidade de transformação social das organizações de base comunitária. “Mostra que uma ONG do Nordeste, que nasceu dentro de uma favela, pode sim impactar vidas de forma concreta.”
O Prêmio Melhores ONGs é uma iniciativa do Instituto Doar, em parceria com a Ambev, o Instituto Humanize e a Prosas. “Estar entre as melhores ONGs do Brasil pode mudar a trajetória de uma organização”, afirmou Marcelo Estraviz, fundador do Prêmio e conselheiro estratégico no ecossistema social.
Projeto Conga
A cerimônia também marcou o lançamento oficial do Projeto Conga, idealizado pela produtora cultural Regina Godoy. Com o objetivo de articular cultura e impacto social, o projeto iniciou sua trajetória em Natal após a realização da Mostra Armorial 50. A noite contou com apresentações da Orquestra D’Amore, formada por crianças e adolescentes da ONG Atitude Cooperação, e do cantor, compositor e cordelista paraibano Juzé, com o espetáculo “Mormaço de Fogueira”.
O Projeto Conga é patrocinado pela Ambev, via Lei Rouanet, com produção da R. Godoy e da Certificadora Social. No Rio Grande do Norte, contou com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Fundação José Augusto (FJA) e do próprio Teatro Alberto Maranhão.

