
Natal recebe o projeto ReforAMAR Capacita: Autonomia e Inclusão, iniciativa inédita que oferece formação prática e gratuita voltada à autonomia e geração de renda para pessoas trans e travestis em situação de vulnerabilidade. O projeto visa quebrar barreiras de acesso ao mercado de trabalho, qualificando participantes nas áreas da construção civil e empreendedorismo.
Com duração total de seis meses, os cursos são de curta duração — até dois meses cada — e acontecem aos fins de semana na sede da ONG, localizada na Rua Pastor Manoel Leão, 2160, no bairro Candelária. Após aprovação de inscrição, participantes recebem material didático gratuito, acompanhamento psicossocial e certificação ao final de cada módulo.
As vagas para as turmas de domingo ainda estão abertas e as inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo site https://refor-amar-capacita-c5a5c9d0.base44.app/.
Trilha formativa prática e transformadora
O programa inclui quatro cursos independentes e complementares:
- Reparos e reformas domésticas
- Marcenaria criativa e sustentabilidade
- Pintura tradicional e artística
- Negócios e empreendedorismo
Com foco no “aprender fazendo”, a iniciativa utiliza metodologia dinâmica, adaptada à realidade das pessoas trans e travestis, incentivando independência e geração de renda. Além disso, a pessoa destaque da trilha formativa receberá um prêmio em dinheiro para apoiar o desenvolvimento de um negócio ou a continuidade dos estudos.
Espaço de acolhimento e oportunidade
Durante o projeto, os participantes terão acesso a atendimentos psicossociais, rodas de conversa e mentorias coletivas, fortalecendo autoestima, pertencimento e redes de apoio.
“Esse projeto é sobre abrir portas e reconstruir caminhos. Queremos que cada participante descubra suas potencialidades, aprenda uma profissão e sinta-se capaz de ocupar qualquer espaço”, afirma Jennyfer Moraes, gestora do ReforAMAR Capacita.
O projeto é financiado pelo Fundo Positivo LGBTQIA+ (Re)existindo e pelo Fundo Positivo Saúde – HIV – Diversidade, representando um avanço importante na promoção da justiça econômica e redução das desigualdades que afetam a população trans no país.
Desde 2018, a ONG ReforAMAR já realizou mais de 58 reformas humanizadas e capacitou 250 pessoas em cursos profissionalizantes no Rio Grande do Norte.
Mais informações: Rua Pastor Manoel Leão, 2160 – Candelária, Natal/RN | Contato: 84 99892-2018 | Instagram: @reforamar_
UFRN abre seleção para reocupação de vagas residuais em cursos de graduação

